segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Música : Planeta Água - interp e respostas


Atividades com a música Planeta Água
29/11/2012 - Por Sandra Lamego - Em Literatura - 6.290 visualizações - 3 comentários
Planeta Água
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão…
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população…
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos…
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d’água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão…
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação…
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra…
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água…
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão…
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população…
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra…

Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água… (2x)
1- Como você interpreta a segunda estrofe da música?
2- Em sua opinião, qual a intenção do autor ao repetir tantas vezes a expressão: “Terra! Planeta Água”?
3- Escreva o significado das palavras:
a- Igarapé
b- grotão
c- cascatas
4- Quais são os benefícios e os malefícios da chuva?
5- Segundo pesquisas, apenas 1% da água existente na Terra está disponível para o consumo humano. Qual a importância da água na manutenção do corpo humano? Pesquise e explique como ocorre a desidratação.
6- Qual o significado da expressão: “Saneamento básico”? Qual o órgão responsável pelo saneamento em sua cidade?
7- Você se preocupa em economizar água? Por quê?
8- No Brasil, quais são as regiões que mais sofrem com a falta d’água?
9- A água dos rios poluídos pode causar sérios danos à saúde. Você conhece algum rio poluído? Qual? O que a população tem feito para minimizar o problema?
10- Redija um texto dissertativo argumentando sobre as consequências da seca na vida das pessoas e para o meio ambiente.
Fonte: Comunicação e Linguagem


GABARITO
1- Como você interpreta a segunda estrofe da música?
As águas do rio, ainda que poluídas, turvas, representam a vida para muitas pessoas.
2- Em sua opinião, qual a intenção do autor ao repetir tantas vezes a expressão: “Terra! Planeta Água”?
O autor tem a intenção de confirmar, através da música, a informação de que a maior parte do nosso mundo é coberta de água.
3- Escreva o significado das palavras:
a- Igarapé: 
Estreito ou pequeno canal natural entre duas ilhas, ou entre uma ilha e a terra firme, que só dá passagem a embarcações pequenas.
b- grotão: Depressão profunda que se situa entre montanhas de relevo fortemente desnivelado.
c- cascatas: Queda de água provocada por desnível brusco do leito de um rio.
4- Quais são os benefícios e os malefícios da chuva?
Benefícios: a chuva nos oferece condições climáticas adequadas para o plantio; água para a lavoura que traz nosso sustento e também todos os outros tipos de vegetais. Umedece e limpa o ar da poluição que produzimos, para assim obtermos uma respiração de qualidade que tanto precisamos; abastece os nossos reservatórios que nos garante água durante todo o ano; e várias outras maravilhas.
Malefícios: enchentes; queda de árvores, postes, casas, prédios e barrancos; soterra estradas e casas matando inúmeras pessoas; e muitos outros fatores.
5- Segundo pesquisas, apenas 1% da água existente na Terra está disponível para o consumo humano. Qual a importância da água na manutenção do corpo humano? Pesquise e explique como ocorre a desidratação.
Nós podemos viver semanas sem ingerir qualquer tipo de comida, mas sobrevivemos poucos dias sem a ingestão de água. Além do oxigênio a água é o segundo elemento mais importante para nos manter vivos.
A desidratação ocorre quando o corpo humano não tem água suficiente para realizar suas funções normais. Ela pode ser leve e causar sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga, podendo levar à morte. Indivíduos desidratados apresentam um volume de sangue menor que o normal, o que força o coração a aumentar o ritmo de seus batimentos, quadro chamado pelos médicos de taquicardia. É muito comum em crianças. Um bom aliado contra a desidratação é o soro caseiro. Também existem soros industrializados contra a desidratação
6- Qual o significado da expressão: “Saneamento básico”? Qual o órgão responsável pelo saneamento em sua cidade?
Saneamento básico é o conjunto de medidas adotadas em uma região, em uma cidade, para melhorar a vida e a saúde dos habitantes impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico, mental e social.
O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais são o conjunto de serviços de infraestruturas e instalações operacionais que vão melhorar a vida da comunidade.
Em Belo Horizonte, o órgão responsável pelo saneamento é a COPASA.
7- Você se preocupa em economizar água? Por quê?
Resposta pessoal do aluno
8- No Brasil, quais são as regiões que mais sofrem com a falta d’água?
Até o momento,  a Região Nordeste é a que mais sofre com a falta d’água no Brasil.
9- A água dos rios poluídos pode causar sérios danos à saúde. Você conhece algum rio poluído? Qual? O que a população tem feito para minimizar o problema?
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, há anos o Rio das Velhas sofre com a poluição. A população tenta minimizar o problema desenvolvendo campanhas de conscientização nas escolas e bairros.
10- Redija um texto dissertativo argumentando sobre as consequências da seca na vida das pessoas e para o meio ambiente.
Criatividade do aluno



2 comentários: